A Barragem da Aguieira fica inserida numa paisagem de grande beleza natural, no leito do Rio Mondego. A sua bela albufeira é extensa, abrangendo parte dos concelhos de Carregal do Sal, Penacova, Santa Comba Dão, Tondela, Tábua e Mortágua, oferecendo paisagens de franca beleza e paz de espírito, perfeitas para as mais variadas atividades náuticas, de lazer e desporto.
Para além da beleza das margens recortadas e arborizadas, pequenas ilhotas e ancoradouros, a Albufeira da Aguieira oferece condições ímpares para a prática de desportos aquáticos como a vela, canoagem, remo e sky aquático, sendo inclusivamente procurada para estágios de atletas, seleções nacionais/internacionais e também para simples passeios de barco.
A Lampreia é a iguaria mais afamada da região, dando nome ao arroz e merecendo um festival que se organiza por alturas de fevereiro/Março de cada Ano. Além da lampreia, são comuns os peixinhos do rio e outras especialidades.
Poderá ainda saborear a variada oferta de doçarias conventuais que a história se encarregou de trazer até aos dias de hoje.
Os Moinhos que, movidos pelo vento (Moinhos de Vento) ou pela força da água (Azenhas) transformavam os cereais em farinha.
O Concelho de Penacova possui atualmente um dos maiores núcleos molinológicos do país, encontrando-se espalhados pelos Lugares da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira, 19 moinhos de vento em atividade ou em condições de funcionar, bem como 18 azenhas instaladas nos cursos do Mondego e do Alva e nas muitas ribeiras que correm no concelho.
Se, no passado, estes engenhos constituíram uma fonte de rendimentos e uma forma de subsistência, hoje são monumentos com um valor patrimonial surpreendente.
No centro de Portugal, onde coabitam florestas verdes e alguns dos mais antigos vestígios histórico-arqueológicos do país, encontramos ótimos itinerários para explorar.
A Lampreia é a iguaria mais afamada da região, dando nome ao arroz e merecendo um festival que se organiza por alturas de fevereiro/Março de cada Ano. Além da lampreia, são comuns os peixinhos do rio e outras especialidades.
Poderá ainda saborear a variada oferta de doçarias conventuais que a história se encarregou de trazer até aos dias de hoje.
Um expoente da gastronomia do Centro de Portugal é o leitão da Bairrada, acompanhado com o espumante da mesma região.
E como esquecer os famosos Pastéis de Lorvão, exemplos deliciosos da doçaria conventual da região do Lorvão, e a Lampatana, prato confecionado a partir de carne de ovelha, desde tempos imemoriais uma especialidade gastronómica do concelho de Mortágua.
A Senhora da Ribeira é uma praia fluvial situada na albufeira da Aguieira, visitada por centenas de pessoas que procuram o repouso e a tranquilidade da convivência em família. Com serviços de bar, restaurante, cais fluvial, praia fluvial e gaivotas de água, esta praia fluvial faz as delicias de todos os locais e visitantes da bonita região.
Abraçada pelas Serras do Caramulo e do Buçaco, com a Albufeira da Aguieira a seus pés, o Mortágua tem em si um espaço turístico à espera de ser descoberto por quem gosta de desfrutar a vida ao ar livre e fruir os variados tesouros da natureza que se encontram ainda em estado virgem.
Santa Comba Dão, cidade com muitas histórias e recantos bonitos, conhecida como terra de Dr. Oliveira Salazar, nascido em Vimieiro, uma das freguesias e lá se encontra a sua casa e uma escola ainda com o seu nome. Aqui poderá visitar a Igreja Paroquial, o Mini Zoo dos Bombeiros Voluntários e centro histórico.
Vila com uma vasta história e paisagens fantásticas, poderá visitar moinhos de Vento, o Museu Vitorino Nemésio, o Mosteiro do Lorvão, participar em descidas de rio em canoa, entre outras atividades. Em Fevereiro, Penacova enche-se de sabores gastronómicos com o festival da Lampreia, que não poderá perder.
Apenas a 45 km, a cidade de Coimbra, com uma das universidades mais antigas da Europa, é uma cidade de lendas e encantos, onde se destacam os monumentos pela sua beleza e arte cheia de história. Não poderá deixar de ouvir cantar o fado, que embala a Universidade, a Biblioteca Joanina, o Jardim Botânico e a Sé Nova, entre outros.
Buçaco, apenas a 28 Km de distância, mata nacional, onde outrora foi cuidada e tratada por monges, rodeia um magnífico palácio onde se destaca o exterior do edifício em Arte Manuelina. Nesta mata encontram-se espécies vegetais fantásticas e deslumbrantes, com especial relevo para o Vale dos Fetos e fonte fria.
Caramulo, situado a 45 km é uma Serra cheia de tradição, onde predomina o trabalho no campo e a pastorícia, esquecida no tempo, que ainda mantém a tradição. Poderá visitar o histórico Museu do automóvel e arte antiga, o Caramulinho, o cabeço de neve, a Bezerreira, a aldeia de Jueus.
A apenas 50km, do Soldado Desconhecido, à cava de Viriato poderá visitar o Teatro, a Igreja de Sto. António, o Solar do Arco, a Porta dos Cavaleiros e o Chafariz de S. Francisco. No vasto Jardim do fontelo visite o Solar do Dão e durante o ano tenha em atenção: existe animação para todas as idades e atividades sempre a decorrer.
A aldeia Histórica do Piódão, que dista apenas 66 km do nosso hotel, é conhecida como aldeia presépio e está entre as aldeias históricas de Portugal. Vale uma cuidada visita a toda esta aldeia – percorra as ruas, admire todos os pequenos detalhes, procure os percursos pedestres e sinta a natureza.
Aqui deixamos-lhe informações e ligações de interesse.