RESERVE SUA ESTADIA
9
Apr, 2020
10
Apr, 2020
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças

A nossa região

A nossa região

Barragem da Aguieira

A Barragem da Aguieira fica inserida numa paisagem de grande beleza natural, no leito do Rio Mondego. A sua bela albufeira é extensa, abrangendo parte dos concelhos de Carregal do Sal, Penacova, Santa Comba Dão, Tondela, Tábua e Mortágua, oferecendo paisagens de franca beleza e paz de espírito, perfeitas para as mais variadas atividades náuticas, de lazer e desporto.

 

Para além da beleza das margens recortadas e arborizadas, pequenas ilhotas e ancoradouros, a Albufeira da Aguieira oferece condições ímpares para a prática de desportos aquáticos como a vela, canoagem, remo e sky aquático, sendo inclusivamente procurada para estágios de atletas, seleções nacionais/internacionais e também para simples passeios de barco.

 

A Lampreia é a iguaria mais afamada da região, dando nome ao arroz e merecendo um festival que se organiza por alturas de fevereiro/Março de cada Ano. Além da lampreia, são comuns os peixinhos do rio e outras especialidades.

Poderá ainda saborear a variada oferta de doçarias conventuais que a história se encarregou de trazer até aos dias de hoje.

Moínhos de vento e Azenhas

Os Moinhos que, movidos pelo vento (Moinhos de Vento) ou pela força da água (Azenhas) transformavam os cereais em farinha.

O Concelho de Penacova possui atualmente um dos maiores núcleos molinológicos do país, encontrando-se espalhados pelos Lugares da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira, 19 moinhos de vento em atividade ou em condições de funcionar, bem como 18 azenhas instaladas nos cursos do Mondego e do Alva e nas muitas ribeiras que correm no concelho.

Se, no passado, estes engenhos constituíram uma fonte de rendimentos e uma forma de subsistência, hoje são monumentos com um valor patrimonial surpreendente.

Gastronomia Regional

No centro de Portugal, onde coabitam florestas verdes e alguns dos mais antigos vestígios histórico-arqueológicos do país, encontramos ótimos itinerários para explorar.

A Lampreia é a iguaria mais afamada da região, dando nome ao arroz e merecendo um festival que se organiza por alturas de fevereiro/Março de cada Ano. Além da lampreia, são comuns os peixinhos do rio e outras especialidades.

 

Poderá ainda saborear a variada oferta de doçarias conventuais que a história se encarregou de trazer até aos dias de hoje.

Um expoente da gastronomia do Centro de Portugal é o leitão da Bairrada, acompanhado com o espumante da mesma região.

 

E como esquecer os famosos Pastéis de Lorvão, exemplos deliciosos da doçaria conventual da região do Lorvão, e a Lampatana, prato confecionado a partir de carne de ovelha, desde tempos imemoriais uma especialidade gastronómica do concelho de Mortágua.

Rotas Turísticas e Pontos de Interesse

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de percursos e pontos de interesse a não perder na nossa região:
Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo está localizado na vila portuguesa do Caramulo, concelho de Tondela, distrito de Viseu. O Museu do Caramulo encontra-se aberto ao público há mais de 60 anos (1953) e com mais de um milhão de visitas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio várias colecções e exposições, começando desde logo pelo […]

Quedas de Água das Paredes

Quedas de Água das Paredes Percurso pedestre que acompanha a Ribeira dos Moinhos numa zona de grande beleza natural, ao longo do qual podemos observar vestígios do passado agrícola desta zona do concelho. Descarregar percurso

Rota do Xisto

Percurso a efetuar de automóvel, com passagem por Eurigo, Tojeira e Vila Nova, entre muitos outros locais de interesse arquitetónico e etnográfico. Descarregar percurso

Rota da Mortágua

Rota da Mortágua Percurso a efetuar de automóvel, com passagem pela Praça do Município, Pelourinho de Mortágua e Igreja Matriz de Mortágua, entre muitos outros locais de interesse histórico e paisagístico. Descarregar percurso

Rota da Aguieira

Rota da Aguieira Percurso a efetuar de automóvel, com passagem pela Barragem da Aguieira, Almaça e Santuário do Cabeço do Senhor do Mundo, entre muitos outros locais e paisagens deslumbrantes. Descarregar percurso

Rota da Irmânia

Rota da Irmânia Percurso a efetuar de automóvel, com passagem pela Marmeleira/Vila de Irmânia, Capela da Nossa Senhora do Carmo e Moinho da Moura, entre muitos outros locais e paisagens deslumbrantes. Descarregar percurso

museu do imaginário duriense de tabuaço

Praia Fluvial – Nossa Srª da Ribeira

A Senhora da Ribeira é uma praia fluvial situada na albufeira da Aguieira, visitada por centenas de pessoas que procuram o repouso e a tranquilidade da convivência em família. Com serviços de bar, restaurante, cais fluvial, praia fluvial e gaivotas de água, esta praia fluvial faz as delicias de todos os locais e visitantes da bonita região.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Mortágua

Abraçada pelas Serras do Caramulo e do Buçaco, com a Albufeira da Aguieira a seus pés, o Mortágua tem em si um espaço turístico à espera de ser descoberto por quem gosta de desfrutar a vida ao ar livre e fruir os variados tesouros da natureza que se encontram ainda em estado virgem.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Santa Comba São

Santa Comba Dão, cidade com muitas histórias e recantos bonitos, conhecida como terra de Dr. Oliveira Salazar, nascido em Vimieiro, uma das freguesias e lá se encontra a sua casa e uma escola ainda com o seu nome. Aqui poderá visitar a Igreja Paroquial, o Mini Zoo dos Bombeiros Voluntários e centro histórico.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Penacova

Vila com uma vasta história e paisagens fantásticas, poderá visitar moinhos de Vento, o Museu Vitorino Nemésio, o Mosteiro do Lorvão, participar em descidas de rio em canoa, entre outras atividades. Em Fevereiro, Penacova enche-se de sabores gastronómicos com o festival da Lampreia, que não poderá perder.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Coimbra

Apenas a 45 km, a cidade de Coimbra, com uma das universidades mais antigas da Europa, é uma cidade de lendas e encantos, onde se destacam os monumentos pela sua beleza e arte cheia de história. Não poderá deixar de ouvir cantar o fado, que embala a Universidade, a Biblioteca Joanina, o Jardim Botânico e a Sé Nova, entre outros.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Buçaco

Buçaco, apenas a 28 Km de distância, mata nacional, onde outrora foi cuidada e tratada por monges, rodeia um magnífico palácio onde se destaca o exterior do edifício em Arte Manuelina. Nesta mata encontram-se espécies vegetais fantásticas e deslumbrantes, com especial relevo para o Vale dos Fetos e fonte fria.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Caramulo

Caramulo, situado a 45 km é uma Serra cheia de tradição, onde predomina o trabalho no campo e a pastorícia, esquecida no tempo, que ainda mantém a tradição. Poderá visitar o histórico Museu do automóvel e arte antiga, o Caramulinho, o cabeço de neve, a Bezerreira, a aldeia de Jueus.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Viseu

apenas 50km, do Soldado Desconhecido, à cava de Viriato poderá visitar o Teatro, a Igreja de Sto. António, o Solar do Arco, a Porta dos Cavaleiros e o Chafariz de S. Francisco. No vasto Jardim do fontelo visite o Solar do Dão e durante o ano tenha em atenção: existe animação para todas as idades e atividades sempre a decorrer.

museu do imaginário duriense de tabuaço

Piódão

A aldeia Histórica do Piódão, que dista apenas 66 km do nosso hotel, é conhecida como aldeia presépio e está entre as aldeias históricas de Portugal. Vale uma cuidada visita a toda esta aldeia – percorra as ruas, admire todos os pequenos detalhes, procure os percursos pedestres e sinta a natureza.